O Presidente da República assinala, hoje, dia 15 de setembro, os 41 anos do Serviço Nacional de Saúde, saudando e agradecendo aos Profissionais de Saúde que ao longo dos anos, e em particular neste tempo excecional da Pandemia do Covid-19, com grande dedicação e, muitas vezes, com enorme sacrifício pessoal e familiar, verdadeiros heróis como tem repetido, que têm dedicado o melhor de si próprios a cuidar dos Portugueses.
Este ano, mais do que nunca, devemos recordar que o Serviço Nacional de Saúde é uma das principais conquistas do 25 de Abril, é um pilar do Estado de Direito Democrático e uma peça chave para o desenvolvimento humano e para a justiça social. O Presidente da República honra-se de ter votado a Constituição da República, que abriu caminho à criação do SNS.
Ao recordar António Arnaut, que condecorou a 25 de abril de 2016 com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, o Presidente da República lembra a todos que é necessário ir mais longe, reforçar e dotar o Serviço Nacional de Saúde dos meios adequados para responder ao grande desafio dos próximos tempos. Temos de lutar todos, com coragem e determinação, por um melhor Serviço Nacional de Saúde, condição essencial para uma melhor Saúde ao serviço dos Portugueses.