Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Presidente da República felicita D. José Tolentino Mendonça

“Ao tomar conhecimento da sua designação, pelo Santo Padre, como Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé, com a categoria de Arcebispo, envio a D. José Tolentino Mendonça as minhas mais cordiais saudações, também como amigo e admirador.

Esta nomeação é um ato que engrandece o nome de Portugal, reconhecendo a trajetória de vida e a densidade espiritual, intelectual e humana de José Tolentino Mendonça.

Sacerdote admirado pelos Portugueses, vulto maior da cultura portuguesa contemporânea, o gesto do Santo Padre representa para D. Tolentino Mendonça o justo e merecido culminar de um exemplar percurso de fé, caminho em que a palavra tem papel decisivo.

Através dos seus livros de teologia e de poesia, das suas crónicas regulares na imprensa escrita, das suas intervenções públicas nos mais diversos lugares e, enfim, do exercício de funções docentes e diretivas na Universidade Católica Portuguesa, D. José Tolentino Mendonça alcançou um lugar cimeiro não apenas entre nós, mas no seio da intelectualidade católica de todo o mundo.

Em meu nome e em nome do povo português, desejo-lhe as maiores venturas no exercício de tão exigentes quanto prestigiadas funções.

Marcelo Rebelo de Sousa”