Arlindo Oliveira foi o cientista presente no terceiro encontro da segunda edição do Programa “Cientistas no Palácio de Belém”, tendo o Presidente da República, após assistir à sessão de apresentação e debate do cientista com três turmas de alunos do ensino secundário, usado da palavra.
Estiveram presentes, nesta sessão, alunos do 11.º ano da Escola Secundária du Bocage em Setúbal e da Escola Básica e Secundária de Pinheiro em Penafiel e alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Coruche em Coruche.
Esta segunda edição do Programa “Cientistas no Palácio de Belém”, que teve início a 8 de janeiro e decorrerá até 27 de fevereiro de 2019, tem como objetivo aprofundar o interesse dos jovens pela atividade científica e conta com a participação de nove cientistas: Arlindo Oliveira, Carlos Fiolhais, Daniel Traça, Filipe Duarte Santos, Helena Carreiras, José Xavier, Miguel Bastos Araújo, Mónica Dias e Sobrinho Simões, e de cerca de sete centenas de alunos matriculados no ensino secundário, representando 28 escolas de 27 concelhos de Portugal continental.
Com esta iniciativa, que prevê sessões de apresentação e debate com a duração de aproximadamente uma hora, o Presidente da República sublinha a importância das políticas de promoção da ciência, enquanto contributo fundamental para o desenvolvimento sustentado das sociedades contemporâneas.
O Programa “Cientistas no Palácio de Belém” conta a colaboração da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva), do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.