O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aterrou no aeródromo do Corvo no início de uma visita de seis dias à Região Autónoma dos Açores (RAA) em que irá percorrer todas as ilhas dos grupos Central e Ocidental.
À chegada foi recebido pelo Representante da República para a RAA, Pedro Catarino, pela Presidente da Assembleia Legislativa da RAA, Ana Luísa Luís, e pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e, ainda no Aeródromo do Corvo, foram executados pela Filarmónica Lira Corvense o Hino da Região Autónoma dos Açores e o Hino Nacional.
O Presidente da República cumprimentou depois o Presidente da Câmara do Corvo, José Silva, o Vice-Presidente e os Secretários do Governo Regional dos Açores, e demais autoridades civis e militares presentes, e, guiado pelo Diretor Regional da Cultura, Nuno Ribeiro Lopes, iniciou um passeio a pé até ao Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, percorrendo as ruas que formam o Ecomuseu.
Neste arranque da visita aos Açores, que começou simbolicamente na Ilha do Corvo, o Presidente da República garantiu querer, uma vez mais, estar próximo de todos os portugueses: “Os Açores parecem longe do mundo mas, são o mundo, porque são abertos ao mundo” e disse ainda que “gostaria de ficar mais tempo. Este primeiro périplo só peca por ser curto, mas haverá um segundo, em outubro, ao Grupo Oriental”. A visita do Presidente da República tem a dimensão da proximidade e “nada como ouvir as pessoas e não ficar fechado no Palácio de Belém”.
Na conferência de imprensa conjunta com Vasco Cordeiro, após o encontro a sós no Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que “os Açorianos sabem que têm no Presidente alguém permanentemente sintonizado com os seus anseios e preocupações”.
No final da conferência de imprensa, o Presidente da República visitou a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, onde assistiu à atuação dos alunos do Grupo de Bandolins e à plantação de plantas endémicas assinalando o Dia Mundial da Criança.