A Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, fundada em meados do Século XV, foi a primeira paragem do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa neste primeiro dia de visita à capital Italiana.
O Presidente da República assistiu à missa e visitou o Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR), uma referência na promoção e difusão da língua portuguesa em Roma e um verdadeiro polo cultural português em Itália.
A visita, na companhia do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, permitiu conhecer de perto as atividades do IPSAR no âmbito do ensino da língua portuguesa e na investigação, no plano cultural e no acolhimento de alunos e investigadores portugueses que ali se instalam enquanto estudam em Roma, podendo aceder à maior e melhor coleção bibliográfica lusófona existente em Itália.
A Igreja de Santo António dos Portugueses, situada no centro da cidade, é frequentada pela comunidade portuguesa em Roma. Os famosos concertos de órgão sinfónico – em média de um concerto por semana – fazem com que a Igreja se assuma atualmente como uma referência na agenda cultural e musical de Roma.
A seguir o Presidente da República dirigiu-se para a Residência da Embaixada de Portugal, onde, com o Embaixador Manuel Lobo Antunes, participou numa receção com convidados portugueses, da CPLP e professores italianos que ensinam português.