Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala o Dia da Europa

O Presidente da República assinala o Dia da Europa, em que comemoramos a unidade, a diversidade e o espaço de paz e de democracia que é a União Europeia.

Nesta data, devemos olhar com orgulho para o que conquistámos desde a Declaração de Schuman, em 9 de maio de 1950, que lançou as fundações para a construção da União Europeia que hoje conhecemos e que nos trouxe prosperidade, segurança, justiça social, solidariedade, direitos e liberdades, a livre circulação que tem permitido a tantos milhares de jovens viajarem e estudarem em vários países.

Setenta e quatro anos depois, a Europa atravessa um período particularmente crítico da sua história.

No nosso continente, a Rússia leva a cabo uma guerra injusta contra a Ucrânia. O agravamento e recrudescimento de conflitos noutras geografias, como no Médio Oriente, preocupam o nosso continente e os nossos cidadãos.

Enfrentamos a missão existencial de combater as alterações climáticas, que ameaçam o nosso planeta e, em particular, o futuro e o bem-estar das gerações mais jovens.

A emergência do populismo, do ódio e da intolerância convoca-nos a redobrar o empenho na defesa e promoção dos valores fundamentais da dignidade humana, igualdade, Estado de Direito, pluralismo, não discriminação, tolerância e respeito pelos Direitos Humanos.

Dentro de um mês, os cidadãos europeus serão chamados a votar nas eleições para o Parlamento Europeu, para escolherem os eurodeputados que nos representarão nos próximos cinco anos. Trata-se de um momento decisivo para o futuro da União Europeia, em que se dará início a um novo ciclo legislativo e em que somos coletivamente convidados a refletir sobre a Europa que queremos e sobre o futuro de todos, em particular dos mais novos.

Na profunda convicção de que juntos, unidos na diversidade, contamos mais do que sozinhos, e de que a Europa é determinante para a nossa estabilidade e prosperidade, mas também dos cidadãos do Mundo, o Presidente da República apela a todas e a todos para que exerçam o seu direito de voto no próximo dia 9 de junho (ou, antecipadamente, no dia 2 de junho).